terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PROJETO IX FECEMGG -2010

PROJETO IX-FECEMGG
Tema: CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NA EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.
DISCIPLINAARTE 
PROFª  VERA MARIA B. RODRIGUES
TURMA – 7º B – TURNO: VESPERTINO



Sub tema :A INFLUÊNCIA  DA ARTE NO SÓCIO-ECONÔMICO.




                                                                


       “Para um outro mundo possível   uma educação é necessária. Educar para um outro
mundo possível é educar para concientizar,é  educar para os direitos humanos, para paz, para justiça social  e para a diversidade cultural. É educar para cidadania planetária.”
                                                            
                                                                         ( Moacir Gadotti)

                    
                           MAXARANGUAPE/ RN
                               OUTUBRO/2010


SUMÁRIO


1 – INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------03

2-OBJETIVO GERAL----------------------------------------------------------04

2.1-OBJETIVOS ESPECÍFICOS----------------------------------------------04

3-DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------05

4- CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------07

5-REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------08

6-ANEXOS----------------------------------------------------------------------09






1-INTRODUÇÃO


A história das transformações ocorridas na arte está fortemente ligada à História do desenvolvimento sócio-econômico. Isso significa que as formas artísticas hoje existentes visíveis resultam essencialmente de processos históricos , constituídos em diferentes tempos. Durante a construção do evento IX FCEMGG, adotar-se-á uma forma de trabalho, valorizando-se a linha temporal conforme a sucessão dos acontecimentos históricos, texto musical, tirinhas de quadrinho, entre outros configurando assim as profundas mudanças ocorridas na vida Sócio-econômica através da ARTE, o fazer artístico não se limita então, ao trabalho em si, ele abrange toda elaboração e estruturação que o aluno faz previamente, sendo estes fatos relacionados com a história da arte brasileira, focalizando o projeto nas artes visuais e cinematográficas.

2-OBJETIVOS GERAIS


Ø  Diferenciar as linguagens presentes em fontes documentais variadas;

Ø  Relacionar informações, conhecimentos e conceitos para elaborar conclusões;



2.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø  Observar as diferentes linguagens artísticas, bem como materiais, elementos expressivos, informações e princípios que regem combinações;

Ø  Conhecer formas artísticas e seus representantes, a históricidade e diversidade;

Ø  Valorizar as diversidades sóciais e econômicas, articulando o fazer e o conhecer com sensibilidade, imaginação, investistigação, curiosidade e reflexão.



3- DESENVOLVIMENTO
A metodologia abordada pretende que os alunos do 7º B sejam capazes de compreender a Arte no contexto histórico das diversas fases representativas da Revolução Industrial, tendo como foco a questão sócio-econômica, por meio da História da Arte e seja capaz de articular essa compreensão com o fazer artístico.
·         Pesquisas dirigidas;
·         Visitação a museus;
·         Produção de cartazes;
CONTEXTUALIZANDO:
A arte e a tecnológica entre meados do séc. XVIII e meados do séc.XIX, e dar nesse período o destaque tomando pela arte.
Ø  Quais artistas se destacaram nesse época?

Ø  Quais foram suas obras mais representativas?

A  revolução na arte que ocorreu em meados do séc. XIX as invenções se sucederam, grandes modificações ocorreram nas condições de vida das pessoas e na velocidade e na qualidade dos transportes, entre outras. Todas essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas. Nessa  fase o Estado investiu em políticas públicas sociais e interviu em crises econômicas.
Ø  Quais são os grandes destaques artísticos desta época?
Ø  Suas obras e seus reflexos sócios - econômicos?
As transformações que ocorreram após duas grandes guerras, na década de 70,também conhecida como Revolução Tecnológica ou Informacional. As novas tecnologias em computação e em telecomunicações tendo permitido a construção de uma “ memória internacional popular” que traduziria o imaginário das sociedades globalizada onde a mídia e as grandes empresas tornam-se agentes preferenciais, fornecendo novas referências culturais para a identidade social através de esferas como o cinema, vestuário ( a universalização do Jeans) e alimentação (as redes de fast-food).
Ø  Representar essa fase com o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin;
Ø  A arquitetura.
Ø  Pinturas.
4-CONCLUSÃO

Ao termino da IX-FECEMGG pude constatar com alegria que meu alunado teve um bom desempenho e que se houveram falhas foi porque num projeto tão grandioso, como em todos os outro sempre precisaremos trabalhar mais e persevera mais.
Posso afirmar ainda que sou grata aos meus colegas de equipe, também a direção e coordenação da Esc. Mun. Prof. Germano Gregório da Silva Neto,assim como também aos meninos e meninas da equipe de apoio, com os quais sempre pude contar.


5- REFERÊNCIAS

   Terra, Lygia – Geografia Geral e Geografia do Brasil: o espaço natural sócio-econômico: volume único, Lygia Terra. Marcos de Amorim Coelho- 1ª ed. São Paulo- Moderna, 2005.

              Haesbaert, Rogério (org) Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro – Ed’UFF, 1998. P. 18 e 20.