PROJETO IX-FECEMGG
Tema: CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NA EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.
Tema: CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NA EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.
DISCIPLINA – ARTE
PROFª VERA MARIA B. RODRIGUES
TURMA – 7º B – TURNO: VESPERTINO
Sub tema :A INFLUÊNCIA DA ARTE NO SÓCIO-ECONÔMICO.
“Para um outro mundo possível uma educação é necessária. Educar para um outro
mundo possível é educar para concientizar,é educar para os direitos humanos, para paz, para justiça social e para a diversidade cultural. É educar para cidadania planetária.”
( Moacir Gadotti)
MAXARANGUAPE/ RN
OUTUBRO/2010
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------03
2-OBJETIVO GERAL----------------------------------------------------------04
2.1-OBJETIVOS ESPECÍFICOS----------------------------------------------04
3-DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------05
4- CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------07
5-REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------08
6-ANEXOS----------------------------------------------------------------------09
1-INTRODUÇÃO
A história das transformações ocorridas na arte está fortemente ligada à História do desenvolvimento sócio-econômico. Isso significa que as formas artísticas hoje existentes visíveis resultam essencialmente de processos históricos , constituídos em diferentes tempos. Durante a construção do evento IX FCEMGG, adotar-se-á uma forma de trabalho, valorizando-se a linha temporal conforme a sucessão dos acontecimentos históricos, texto musical, tirinhas de quadrinho, entre outros configurando assim as profundas mudanças ocorridas na vida Sócio-econômica através da ARTE, o fazer artístico não se limita então, ao trabalho em si, ele abrange toda elaboração e estruturação que o aluno faz previamente, sendo estes fatos relacionados com a história da arte brasileira, focalizando o projeto nas artes visuais e cinematográficas.
2-OBJETIVOS GERAIS
Ø Diferenciar as linguagens presentes em fontes documentais variadas;
Ø Relacionar informações, conhecimentos e conceitos para elaborar conclusões;
2.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Observar as diferentes linguagens artísticas, bem como materiais, elementos expressivos, informações e princípios que regem combinações;
Ø Conhecer formas artísticas e seus representantes, a históricidade e diversidade;
Ø Valorizar as diversidades sóciais e econômicas, articulando o fazer e o conhecer com sensibilidade, imaginação, investistigação, curiosidade e reflexão.
3- DESENVOLVIMENTO
A metodologia abordada pretende que os alunos do 7º B sejam capazes de compreender a Arte no contexto histórico das diversas fases representativas da Revolução Industrial, tendo como foco a questão sócio-econômica, por meio da História da Arte e seja capaz de articular essa compreensão com o fazer artístico.
· Pesquisas dirigidas;
· Visitação a museus;
· Produção de cartazes;
CONTEXTUALIZANDO:
A arte e a tecnológica entre meados do séc. XVIII e meados do séc.XIX, e dar nesse período o destaque tomando pela arte.
Ø Quais artistas se destacaram nesse época?
Ø Quais foram suas obras mais representativas?
A revolução na arte que ocorreu em meados do séc. XIX as invenções se sucederam, grandes modificações ocorreram nas condições de vida das pessoas e na velocidade e na qualidade dos transportes, entre outras. Todas essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas. Nessa fase o Estado investiu em políticas públicas sociais e interviu em crises econômicas.
Ø Quais são os grandes destaques artísticos desta época?
Ø Suas obras e seus reflexos sócios - econômicos?
As transformações que ocorreram após duas grandes guerras, na década de 70,também conhecida como Revolução Tecnológica ou Informacional. As novas tecnologias em computação e em telecomunicações tendo permitido a construção de uma “ memória internacional popular” que traduziria o imaginário das sociedades globalizada onde a mídia e as grandes empresas tornam-se agentes preferenciais, fornecendo novas referências culturais para a identidade social através de esferas como o cinema, vestuário ( a universalização do Jeans) e alimentação (as redes de fast-food).
Ø Representar essa fase com o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin;
Ø A arquitetura.
Ø Pinturas.
4-CONCLUSÃO
Ao termino da IX-FECEMGG pude constatar com alegria que meu alunado teve um bom desempenho e que se houveram falhas foi porque num projeto tão grandioso, como em todos os outro sempre precisaremos trabalhar mais e persevera mais.
Posso afirmar ainda que sou grata aos meus colegas de equipe, também a direção e coordenação da Esc. Mun. Prof. Germano Gregório da Silva Neto,assim como também aos meninos e meninas da equipe de apoio, com os quais sempre pude contar.
5- REFERÊNCIAS
Terra, Lygia – Geografia Geral e Geografia do Brasil: o espaço natural sócio-econômico: volume único, Lygia Terra. Marcos de Amorim Coelho- 1ª ed. São Paulo- Moderna, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário